quarta-feira, 30 de abril de 2008

Florbela Espanca


A minha recente passagem por Vila Viçosa trouxe-me à memória um dos meus sonetos favoritos, desta poetisa que tanto admiro.

Vila Viçosa está, como sabem, repleta de história. Era lá que os nossos reis passavam férias. E, felizmente, os monumentos estão muito bem conservados.

No entanto, preservam uma parte da história e, literalmente, ignoram outra.

No posto de turismo havia alguns quadros de Florbela, alguns livros dela e o seu berço de bebé. Não havia sequer um panfleto sobre a vida e obra da poetisa. Perguntámos onde ficava a casa de Florbela e fomos informadas que a casa onde ela nasceu já tinha sido demolida e aquela onde viveu não estava em boas condições. Quisemos ir na mesma, pedimos a direcção e questionámos se tinha uma placa, questão à qual a rapariga nos respondeu que achava que sim, mas não tinha a certeza...

A casa está para lá de degradada, mas tinha uma placa ... que bom para a fotografia!! (Momento irónico)

Florbela Espanca merece uma casa-museu!!!

O mundo quer-me mal porque ninguém
Tem asas como eu tenho! Porque Deus
Me fez nascer Princesa entre plebeus
Numa torre de orgulho e de desdém.

Porque o meu Reino fica para além...
Porque trago no olhar os vastos céus
E os oiros e clarões são todos meus!
Porque eu sou Eu e porque Eu sou Alguém!

O mundo? O que é o mundo, ó meu Amor?
- O jardim dos meus versos todo em flor...
A seara dos teus beijos, pão bendito...

Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços...
- São teus braços dentro dos meus braços,
Via Láctea fechando o Infinito.

Lamechices e otras cositas mas...

Primeiro que tudo, tenho agradecer por ter sido convidada para participar neste blog, mesmo não sendo de Tavira. :)

Ora, quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa muita dada a ficção. Seja em livro, em cinema, série de TV, ou ocasional novelita. Há muitas séries de TV que me entusiasmam muito, mas que vão perdendo a pica à medida que as temporadas se sucedem. Foi o que aconteceu com o Prison Break, que nunca mais foi a mesma coisa desde a primeira série.
Do que a TV nacional tem para oferecer, e que passa em horário próprio aqui para a Cinderela, vejo os Irmãos e Irmãs (sextas, 22h40, na rtp2) e a Anatomia de Grey (terças, 22h40, rtp2). Tenho pena de adormecer sempre antes de começar o Californication, mas...
A Anatomia de Grey não me entusiasmou muito quando começou. Mas esta segunda temporada é brutal. Já sei que neste momento está a Verónica a dizer que detesta, mas há medida que os episódios se sucedem eu gosto cada vez mais. E ontem... Ontem dei por mim a derramar uma ocasional lágrimazita, quando o Danny, depois de ter conseguido o transplante de coração que esperava há 10 anos, depois de ter pedido a Izzy em casamento e ela ter aceitado, morreu!
Eu sei que isto faz lembrar o Romance de Cordélia, da Rosinha Lobato de Faria, mas foi inevitável. Eu sei que me estou a pôr a jeito para comentários maldosos, mas quem nunca derramou uma lágrima a ver um filme que atire a primeira pedra!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Natação...

Eu cá não vou aos Jogos Olímpicos (epa, não me apetece), mas isso não me impede de praticar uma das modalidades de mais gosto de ver nas olimpíadas: a natação.
Quando comecei, há uns meses atrás, tive que esquecer tudo o que sabia, porque, basicamente, não sabia nada. Uma coisa é dar umas braçadas e umas pernadas na água, e outra muito diferente é saber coordenar os movimentos dos braços e das pernas, a posição corporal e a respiração e fazer disso uma arte. Para mim nadar é uma arte e eu estou a aprender e a adorar. Tenho o melhor treinador do mundo (o Tony), que tem tido a paciência de me ensinar tudo o k sabe, enquanto treina para o campeonato que será no mês de Junho, em Vila Franca de Xira. Tenho a certeza que vai trazer mais umas medalhitas para casa, não se esqueçam de torcer por ele, hã??
Entretanto, como sou uma excelente aluna (segundo o meu treinador), ele resolveu tirar-me umas fotos a nadar e eu resolvi mostrá-las a vocês...
Bruços
Bruços

Costas

Só falta uma foto a nadar crawl, mas fica para a próxima. A única modalidade que eu não nado é mariposa, é muito cansativa e díficil, mas quem sabe um dia ainda experimente... E vocês? O que fazem para se exercitar???


29 de Abril
Dia Mundial da Dança

E agora Tibete?





Mais vale tarde do que nunca, já dizia o outro...
A questão do Tibete durante tantos anos meio adormecida e semi esquecida virou (felizmente) notícia de abertura nos principais programas de informação internacionais. Valha-nos o desporto e a famosa tocha olímpica que nos (re)despertam a consciência social.
Esperamos com toda a sinceridade que bons ventos soprem a oriente, mas claro que como na maior parte das grandes causas, os ventos também nos trazem alguma dose de hipocrisia...
Aguardamos pelo desenrolar dos acontecimentos sem esquecer que o mínimo contributo que podemos dar a estas causas é exactamente não esquecer que elas existem e apesar de nos parecerem distantes, estão mesmo aqui ao lado...


segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mudando de flores...

Não gosto de cravos! Nunca gostei...
O meu ultimo post foi movido tão e somente pelo meu lado democrático e liberal da coisa. Tudo tem de ser quando tem de ser...
Mas pronto, cumprido o dever de cidadã (meio) portuguesa, e como para a frente é que é caminho, passo agora para outra florita: MALMEQUER

Porque ás vezes as coisas mais simples são as mais bonitas... E o nosso blog merece ficar bonito!!!


Comunicado
Este blog foi criado com o objectivo de estreitar a comunicação entre as Bobitas e assim minorar a saudade e a distância que nos separa.
O trio original encontra-se na Guiné (Carliovsky), Santa Maria (Ti Anita) e Tavira (eu, depois de muito tempo fora, agora sou a única que está na terrinha, o nosso ponto de encontro).
Devido a problemas técnicos, só há pouco tempo a Carliovsky se tornou efectivamente colaboradora deste espaço (já não era sem tempo, gaja!).
Entretanto, outra ilustre tavirense e amiga, a Raquel, agora a residir em Ourém, achou o nosso blog fixe e nós achamos fixe (o pleonasmo é propositado) que ela se tornasse uma Bobita.
Com o objectivo de tornar este blog cada vez mais interessante, estimulante, cosmopolita e eclético, chegou agora a altura de alargar a irmandade das Bobitas a quem não tem a sorte de ser de Tavira... Loool
Depois de árduos dias repletos de dificilíssimas provas de admissão (testes físicos, psicológicos e alcoólicos), tenho o prazer de apresentar a Ana, mais conhecida por Ianita, minha amiga desde os loucos tempos de Coimbra, a nova Bobita da Pocariça (não sabem onde fica esta terra? Como é possível?!! Pertence a Leiria).
Tenho a certeza que ela vai ser uma mais valia para a nossa tertúlia.
Bem-Vinda

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 Abril

Para reforçar a liberdade de expressão adquirida em Portugal, deixo esta imagem sem qualquer tipo de legenda ou comentário... cada qual que diga ou pense por si!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Fim de semana...




Não, este fim de semana não vou para Grândola, nem vou para Tavira...


Tenho de me contentar em ficar à beira de uma piscina qualquer e tentar não derreter.

Mas os fins de semana podem tornar-se divertidos onde quer que se esteja, por isso com ou sem frio, com ou sem gelo...
...recomendo uma bebida verdadeiramente inspiradora:

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Voltei, voltei...

Estou indignada com as bonecas do tempo, isto não se admite...
Eu, a Teresa e a Raquel com a mesma roupa (já tou bem farta dessa vestimenta, por sinal)!!!
E a Carla com um fato de banho branco todo sexy!!! Qualquer dia até apareces em topless...
Mas no Verão nós tiramos a desforra...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

quinta-feira, 17 de abril de 2008

SPORTING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Aqui fica a capa de um dos jornais de hoje.....

SPORTINGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

ELE já chegou a Cabo Verde! Daqui a pouco chega à Guiné...

Recomeçar...

Quando vi a minha bonequinha do tempo tive um (breve) acesso de "raiva indignada"...
(nada de especial contra loiras in red...)
Mas...
A raiva já passou!
O que não passa são as
SAUDADES!!!!
Um abraço GRANDE deste "outro" lado do mundo!!!
Qué isto pá????

Teresa, amiga... Que raio de bonequinha do tempo é que me calhou???
Loira???... Vestido de lantejolas???...Sapatos de salto alto VERMELHOS???

(Favor verificar foto no meu perfil, sim???)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Brevemente num cinema perto de si:

Estreia dia 16 de Abril

sábado, 12 de abril de 2008

Alô, alô, Guiné Bissau...






Alô, Guiné Bissau, escuto?!!...

Aqui Açores... Continuamos à espera de notícias, escuto!!???

Então e a net, funciona ou quê???

Câmbio e terminado...

terça-feira, 8 de abril de 2008

Protesto!!!!!



Pois é, hoje estou a escrever para protestar, tão e somente...
A minha boneca (salvo seja) do tempo, está toda contente, como se aqui para estes lado não estivesse chuva! É mentira, desde já vos aviso. Chove e bem!

Tá protestado! :P

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Prendinha

Para quem votou nos Queen... aqui fica uma prendinha :)

Sem duvida, para mim, das musicas que mais recordações me trazem da minha adolescencia (apesar de não ser fã.... )

Vencedores: Queen e Salvador Dali

Pois, está visto que perdi as minhas duas batalhas! Como se costuma dizer: gostos não se discutem ... eu continuo na minha Doors, Doors, Doors, Picasso, Picasso, Picasso.

Agora despeço-me por duas semaninhas (também tenho direito), ter férias no Verão é do mais pindérico que há, o in é ir de férias em Abril ... Looool

terça-feira, 1 de abril de 2008

Voltei a pintar...

Desde Dezembro que não pintava. Normal, tendo em conta a quantidade de quadros que pintei num curtíssimo espaço de tempo. Cheguei a pintar dois ou três num dia. Para oferecer. Resultado: Fartei-me!!! Mas ao olhar para a parede nua da sala e com a chegada da Primavera, a inspiração e a vontade voltaram, e fizeram-me tirar as teias de aranha da tela que tem esperado, pacientemente, por mim, no cantinho da pintura. Uma tela jeitosinha, a maior que já pintei, e estou a gostar do resultado, apesar de ir ainda a meio da obra (prima, lol).
Entretanto, como não vou mostrar algo que ainda não está acabado, deixo-vos com duas das primeiras telas que pintei, espero que gostem.
Uma encomenda da minha mãe, que é uma grande devota do Santo António.


E um dos animais que mais gosto de pintar, já fiz sei lá quantos quadros com gatos e o que aí vem também é com um, mas em abstracto.