segunda-feira, 30 de março de 2009

Ensaio sobre a cegueira

Vi o filme há menos de um mês.
Andava curiosa por causa de um comentário que vi o Saramago fazer ao realizador de Blindness, depois de ter assistido à estreia deste filme, foi qualquer coisa como: "Obrigado por ter feito este filme!" Aquilo tocou-me, ele estava muito emocionado, percebia-se que tinha adorado o que acabava de ver.
Então quis ver também. Gostei, mas não adorei.
Li o livro há uns anos e obviamente que não se compara uma coisa à outra. A parte que mais gostei do livro nem sequer consta no filme. Não tem nada a ver com o que imaginava enquanto lia o livro. Qualquer coisa como ler "Como água para chocolate" da Laura Esquível e ficar surpreendida com a grande adaptação ao cinema.
Fica apenas a dúvida: será que vão adaptar também o "Ensaio sobre a lucidez"? Sim, porque este é a continuação do outro, como tal faz sentido perguntar... Se sim, espero que fique melhor adaptado.
Acho, no entanto, que o "Ensaio sobre a lucidez" tem mais a ver com a realidade portuguesa, não estou a ver esse filme ao estilo americano.
Aliás, como as coisas estão neste país, o voto em branco será mesmo o sinal da maior lucidez possível. E se acontecesse.... UUUUU que medo....

2 comentários:

Rony disse...

Não li, nem vi... eu sei que é uma grande perda, mas não há tempo para tudo.

Teresa disse...

Pois, o livro vale a pena, o filme nem tanto...