terça-feira, 29 de abril de 2008

E agora Tibete?





Mais vale tarde do que nunca, já dizia o outro...
A questão do Tibete durante tantos anos meio adormecida e semi esquecida virou (felizmente) notícia de abertura nos principais programas de informação internacionais. Valha-nos o desporto e a famosa tocha olímpica que nos (re)despertam a consciência social.
Esperamos com toda a sinceridade que bons ventos soprem a oriente, mas claro que como na maior parte das grandes causas, os ventos também nos trazem alguma dose de hipocrisia...
Aguardamos pelo desenrolar dos acontecimentos sem esquecer que o mínimo contributo que podemos dar a estas causas é exactamente não esquecer que elas existem e apesar de nos parecerem distantes, estão mesmo aqui ao lado...


3 comentários:

Rony disse...

Acho bem que se fale na questão do Tibete, só tenho pena que seja às custas deste evento, que é o sonho maior de tantos atletas.

Ianita disse...

A primeira vez que olhei para esta questão do Tibete foi mesmo às custas do Brad Pitt há uma dezena de anos atrás (!). E embora concorde que as pessoas têm de se manifestar e que só assim se poderá alguma vez fazer frente ao gigante chinês, tenho uma sobrinha de 15 anos que treina 4 horas por dia (o treino da manhã começa às 6h30 e depois das aulas tem outro treino), vai a campeonatos, tem inclusivemente títulos nacionais, tanto nos 100m mariposa como nos 100m livres. O sonho dela é ir aos Jogos Olímpicos. Muitas vezes este sonho fica ao alcance de um atleta que treinou toda a vida, mas apenas uma vez. Porque isto de ir aos Jogos Olímpicos não é como ser chamado à Selecção de Futebol. Consegue-se tempos para ir a estes, pode-se nunca mais conseguir ir a nenhuns...
No tempo dos Gregos, paravam-se as guerras durante os Jogos. Os Jogos simbolizam paz e união dos povos. Custa-me vê-los politizados, mesmo com tão nobre causa.

Teresa disse...

Há k dizê-lo com frontalidade: detesto violência, e esta questão do Tibete k sp me sensibilizou, neste momento deixa-me extremamente triste e desiludida. Eles acima de todos, deviam ter tido mais respeito, não só pelos Jogos Olímpicos em si( que como referiu a ianita, em tempos antigos faziam parar temporariamente as guerras), mas tb pelos atletas k não têm nada k ver com estes problemas! Este mundo em k vivemos desilude-me cada vez mais, o k é k se passa com as pessoas?? Só conseguem resolver os problemas com violência?? Acho k desceram baixo demais... ;(((