quarta-feira, 30 de abril de 2008

Florbela Espanca


A minha recente passagem por Vila Viçosa trouxe-me à memória um dos meus sonetos favoritos, desta poetisa que tanto admiro.

Vila Viçosa está, como sabem, repleta de história. Era lá que os nossos reis passavam férias. E, felizmente, os monumentos estão muito bem conservados.

No entanto, preservam uma parte da história e, literalmente, ignoram outra.

No posto de turismo havia alguns quadros de Florbela, alguns livros dela e o seu berço de bebé. Não havia sequer um panfleto sobre a vida e obra da poetisa. Perguntámos onde ficava a casa de Florbela e fomos informadas que a casa onde ela nasceu já tinha sido demolida e aquela onde viveu não estava em boas condições. Quisemos ir na mesma, pedimos a direcção e questionámos se tinha uma placa, questão à qual a rapariga nos respondeu que achava que sim, mas não tinha a certeza...

A casa está para lá de degradada, mas tinha uma placa ... que bom para a fotografia!! (Momento irónico)

Florbela Espanca merece uma casa-museu!!!

O mundo quer-me mal porque ninguém
Tem asas como eu tenho! Porque Deus
Me fez nascer Princesa entre plebeus
Numa torre de orgulho e de desdém.

Porque o meu Reino fica para além...
Porque trago no olhar os vastos céus
E os oiros e clarões são todos meus!
Porque eu sou Eu e porque Eu sou Alguém!

O mundo? O que é o mundo, ó meu Amor?
- O jardim dos meus versos todo em flor...
A seara dos teus beijos, pão bendito...

Meus êxtases, meus sonhos, meus cansaços...
- São teus braços dentro dos meus braços,
Via Láctea fechando o Infinito.

4 comentários:

Teresa disse...

Essa da placa e da casa degradada parece-me um desfecho adequado, tendo em conta a triste vida dessa mulher, k apesar de ter sido uma excelente poetisa, tinha uma bela pancada na cabeça. Mas é realmente uma pena k não lhe dêem mais valor, concordo ctg em relação à casa-museu. Fino, no entanto, surpreendida, pq em Portugal só dão valor às pessoas depois destas quinarem, ora k eu saiba ela já bateu a bota há uns anitos, ou ainda não receberam o atestado de óbito??

Rony disse...

Já me ri um bom bocado com o teu comentário... Loool

Talvez devessemos escrever uma cartinha ao ministério da cultura, para informar aqueles empoleirados que, de facto, a senhora já quinou há uns valentes anos!

Teresa disse...

Escreve uma cartinha, escreve, a dizer, oh sr presidente, a gente ker é k o sr presidente vá... vá... ali além!!!

Ianita disse...

Bem... O Ministro da Cultura já pediu desculpas por não poder comparecer em determinado evento que se ia realizar nesse dia, e o evento já tinha sido há uma semana! Nem comento.
Acho que é obrigatório partilhar a foto da placa! Mas há que esperar pela revelação, porque aqui na Pocariça ainda não chegaram as máquinas digitais... :( Mas prometo que demora menos tempo que Vila Viçosa ter uma Casa Museu da Florbela Espanca!