sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Multa... quase

Ontem apanhei um susto valente...
Fui mandada parar e como o meu carro é de 13 de Novembro e ainda não fui à inspeção, o GNR comunicou-me, com toda a popa e circunstância, que ia ser autuada em 250 euros.
"Quer pagar já por multibanco, cheque ou dinheiro ou paga depois?"
"Pago depois."
«««
Afinal o meu livrete é dos antigos e só a partir da próxima inspeção é que já sou abrangida pela nova lei que determina que a inspecção tem de ser feita até ao dia em que o carro foi registado e não até ao final desse mês (acho que é esta a explicação correcta, estava tão abananada que não sei se percebi bem).
«««
Ufa... não ganhei para o susto. Menos mal, porque entretanto vou ter de entrar em despesas com uns pneus novos.
«««
O negócio das multas é extremamente lucrativo, reparem só nestes números.
«««
"O Estado arrecadou 58,4 milhões de euros, entre Janeiro e Setembro deste ano, em multas do Código da Estrada, mostram os números mais recentes da Direcção-Geral do Orçamento."
«««
"Na proposta de Orçamento do Estado para 2009, o Governo espera arrecadar 97,4 milhões de euros em multas do Código da Estrada, o que equivale a uma entrada diária de quase 267 milhões de euros nos cofres do Estado."
«««
O artigo completo aqui.
««««
Em duas palavras: IM PRESSIONANTE!

5 comentários:

Ianita disse...

Neste caso, o sr polícia teria razão em te autuar. Porque os portugueses ainda não estão habituados a cumprir regras e prazos.

Isto das multas é de facto lucrativo e acho bem que continue assim. Porque se não fosse o medo da multa o pessoal ainda transgredia mais e ainda arriscava mais.

Por acaso ontem o meu pai comunicou-me isso também. Que só a partir do próximo ano é que a inspecção tem de ser feita antes do dia de registo do carro. Seja como for, numa de não arriscar e para não me chatear, levo o meu carro à inspecção na próxima semana (sendo que ele é de dia 1 de Dezembro).

Já só tens uma semana! Agora esquece-te e pra próxima lixas-te a sério...

Kisses :)

Teresa disse...

Ladrões, pá, ladrões!!!! Só servem pa sacar dinheiro à malta e engatar miúdas de mota, monos do c******!!!

Rony disse...

Não me esqueci de nada, eu sei qual é o prazo para ir à inspeção e cumpro-o sempre.
O sr. policia, como tu a chamaste, que eu chamo-o um GRANDE CROMO!, é que não sabia a lei, coisa que o trabalho dele, e em especial o facto de estar a fazer uma operação Stop, exige e pregou-me um susto do caraças!!!!

Carla disse...

Não nos podemos esquecer que Portugal é dos países onde se conduz pior mas sabiam que o governo quer introduzir uma disciplina de segurança rodoviária no secundária? Pode ser uma forma de prevenção válida.

A Brá teve azar com o "senhor agente da autoridade" que lhe calhou que era menos informado mas há por aí muuuiitoosss que merecem as multas, as que levam e as que ficaram por levar.

Estou de Dieta disse...

Cá eu sou de total acordo com as multas, desde que cumpram a lei claro está!
Quanto ao artigo, brá,tb ouvi que eles até contaram com isso no orçamento de estado, mas sabem qual é a minha opinião???
É que se existir mesmo polícia na estrada, não só vão cumprir o valor das receitas, como ainda o podem superar...
Os portugueses não sabem conduzir e nem sequer respeitam as regras, quanto mais os outros que andam na estrada. E quem não cumpre ainda tem o descaramento de se gabar e achar-se melhor e mais esperto que os outros, dá-me vontade nem sei bem do quê.... grrrrrrrrrrr :)