quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quem serão os três?

Voltei. Não foi de França, mas foi quase. Não estive em lado nenhum mas também não estive aqui. Mas voltei.

Quando se está longe de Portugal sentimos muitas vezes que estamos a perder a noção das coisas que se passam por lá, mais grave ainda quando estamos longe e não temos acesso a uma série de coisas a que nos habituamos durante anos e para mim uma grande falta são as revistas.
Não há nada como a revista que pomos na mala e nos faz companhia num café solitário pela manhã, a que levamos para a praia para para se encher de areia e nódoas da bola de Berlim, a que temos na mesa de cabeceira para as noites de insónia, aquela que guardamos para recortar aquela receita que nunca sai como na fotografia ou simplesmente as que empilhamos na sala com pena de deitar fora.
Como por estes lados as revistas escasseiam temos sempre a internet, sim eu sei, definitavamente não é a mesma coisa mas sempre dá para desenrascar. Hoje ao desfolhar, perdão, ao clicar na Visão online eis o que aparece no título de uma entrevista "Há para aí três pessoas cultas em Portugal" (?!?), esta frase é de Maria Filomena Mónica, socióloga, professora universitária e investigadora...
Bom, é caso para eu dizer: - Ufa! Ainda bem que não estou em Portugal!
E passo a explicar, seria muita sorte que no meito de milhões de portugueses calhar a ser uma das três pessoas cultas e pelo menos na Guiné ,apesar de não ter revistas para ler, ainda posso ter algumas hipóteses de ser uma pessoa culta, bom ou pelo menos um bocadinho culta, isto porque por estes lados ainda não se fizeram estudos sociologicos destes :-)

Quanto a quem está em portugal, pelos visto só resta mesmo descobrir quem serão os três???

1 comentário:

Teresa disse...

Por acaso já tinha lido isso em algum lado e dei por mim a fazer a mesma pergunta. Conheço pessoas com a mania k são cultas... agora pessoas cultas, cultas, huuummm, não, não tou a ver.