segunda-feira, 12 de maio de 2008

Adeus Maestro...

Benfiquismo à parte, é imperativo prestar a minha homenagem a alguém que não foi só um dos maiores futebolistas portugueses de sempre, mas, acima de tudo, um grande homem. Um homem humilde, com princípios, honrado, com sentimento. Não esqueço o golo que ele marcou ao Benfica enquanto jogador da Fiorentina. E não é como agora que sempre que um jogador defronta a sua antiga equipa os jornalistas perguntam logo como será a reacção. A reacção do Rui Costa foi genuína, porque antes do jogo ninguém lhe perguntou como seria se marcasse um golo ao Benfica e porque o seu amor ao Benfica é, de facto, verdadeiro. (Aquela cena do Cristiano a pedir desculpas foi deprimente, até porque os jornalistas o massacraram com o assunto a semana toda antes do jogo e ele sabia que iam reparar!).

O Rui Costa foi o único que abdicou de ordenados milionários para ir acabar a carreira no clube do coração. E ontem… Despediu-se um Rui Costa que foi nosso, mas que também foi do Fiorentina e do Milan. Clubes que ontem fizeram questão de se juntarem à homenagem ao nosso 10. O Fiorentina agradeceu ao Rui Costa por tudo o que ele fez pelo clube… Há palavras?
Custa-me admitir que, aos 36 anos, seja ele o melhor jogador do Benfica. Talvez porque é o único que sabe o que significa ser-se do Benfica, que percebe a mística que envolve o clube e que quase dá a vida em campo pela camisola!

Ontem, quando quase nada estava em jogo para o Benfica, o estádio encheu. E digam-me, dragões, lagartos e outros que mais, que outro clube pode dizer que pôs 55 mil pessoas no estádio para assistir a um jogo que nos consagraria no 4º lugar? Ouvi na rádio que parecia que o Benfica se ia consagrar campeão. Era só o Rui Costa a despedir-se dos relvados. Era só mais um jogo do Benfica.


O que custa admitir a muita gente é que ser-se adepto de um clube é algo que vai muito mais além do ganhar ou do perder. Ser-se do Benfica implica orgulho no passado, mas também no presente, nas pessoas que fazem o clube, nos Ruis Costas. Um clube que me define enquanto portuguesa e que me une a milhões de outros portugueses, em Portugal e no estrangeiro. É um sentimento difícil de explicar a quem não o sente. Um sentimento que nos leva a encher um estádio quando vamos acabar em 4º lugar.


E porque quem faz o Benfica são os adeptos, porque temos a maior e melhor massa de adeptos do Mundo… Viva o BENFICA!!

10 comentários:

Rony disse...

Sou uma sportinguista que é fã incondicional do Rui Costa.

Quem nos dera a nós que os grandes que sairam do nosso clube tivessem metade do amor à camisola que este grande senhor tem pelo benfica!

OBRIGADA por tudo, em especial pelos grandes momentos ao serviço da selecção portuguesa.

VIVA o RUI COSTA!

Estou de Dieta disse...

Faço minhas as tuas palavras amiga! Sou Sportinguista, e isso penso k não é novidade para ninguém, o que não me impede de admirar o grande homem que é o Rui Costa!
E vai uma onda.... UUUUUUOOOOOOOOOOOUUUUUUUUUUU!!!!!!

Teresa disse...

E eu a pensar k o gajo era futebolista, afinal...era maestro. Tenho andado mesmo distraída, mas por acaso nunca o vi atrás de nenhuma orquestra, eh eh eh!! Essa do amor à camisola, hum, a mim não me comem por parva, ele precisava é de um tacho, ele quer é poleiro. Eu cá não gosto nada dele!!!!!

Azoreano Náufrago disse...

Claro que sim! Comanda a filarmónica do benfica. Aí encontramos o orelha e o deusebio!
Grande Rui hein? Jogou alguns (poucos) anos no benfica e foi para itália encher-se de massa e ganhar títulos. Enquanto isso, o grande FCPorto limpava tudo em Portugal. É claro que quando deixou de interessar ao milão teve de fazer pela vida. E fez ele muito bem! Voltou ao benfica, jogou 2 ou 3 anos e aí está ele já com o tachinho assegurado!É mesmo um maestro. Agora, o melhor para a nação vermelha, é contratar ericsson que levou 8-1 neste fim de semana. Brilhante!
Símbolos de um amor verdadeiro ao clube são o Vitor Baía ou o Jorge Costa que ganharam muiiiiiiiiiiiitos títulos pelo grande porto!

Rony disse...

Ficaram no Porto, porque ninguém os queria lá fora!!!! O baia chegou a quê?!! Quarta opção do Barcelona!??? Só mesmo neste país de pequeninos é que eles parecem grandes!

E fico-me por aqui, porque esta é daquelas conversas que não leva a lado nenhum.

Azoreano Náufrago disse...

O Vitor Baía é somente o jogar com mais títulos a nível mundial! Satisfeita? E para quê ir para o estrangeiro se os ganhou quase todos no grande FCP? Qualquer jogador que jogue no porto arrisca-se a ganhar muits títulos..

E já não há argumentos para contradizerem estas verdades...

Ianita disse...

A verdade é que amor à camisola é voltar ao clube que os fez ir para o estrangeiro e ganhar títulos no estrangeiro. Mesmo o Milan não o querendo ele poderia ter ido para outro clube, nomeadamente em Espanha, a ganhar mais, e não quis.
Na Pocariça também se ganham muitos títulos de futsal e afins. Não interessa ter a mão cheia de títulos ganhos neste país.
E sim, o Porto ganhou duas Champions e uma Uefa, nada que o Benfica não tenha feito.
O Baia e o Jorge Costa são perfeitos exemplos de jogadores que voltaram ao clube do "coração", depois de virem escorraçados do estrangeiro. E não me lembro de o Barcelona ter enviado uma mensagem ao Baia quando ele pendurou as botas.Tão importante que ele foi!
Rui Costa, maestro que comanda a orquestra benfiquista. Grande! Queria ver o Porto acabar o campeonato em 4º (ou descer de devisão, como às tantas vai acontecer por causa de tanta fraude!) e encherem o estádio com adeptos a aplaudir... Acho difícil!

Teresa disse...

Meus amigos, não há necessidade de tanta fúria. Eu, no fundo, não me interesso por futebol, apenas gosto de picar quem torce por este ou aquele... Mas já reparei numa coisa engraçada, de cada vez k se fala de futebol aqui, há sp comentários menos amigáveis de todas as partes, e isso faz-me entender pq é k de vez em qd há porrada e mortes no mundo por causa do futebol. E eu tive a minha culpa. Sobre futebol não comento mais...

Carla disse...

Eu aqui me confesso... não gosto de futebol! Pronto, disse.

Por diversas vezes disse isto e senti que me olhavam como um ser extraterrestre, como se TODA a gente tivesse de gostar de futebol!
Acho mal! Vai na volta o problema é todo meu afinal não é qualquer um que consegue dominar este desporto complexo: eles são 349 tipos de torneios e copas e, e, ... Ele são processos em tribunal com nomes originais tipo a saga do apito (dourado/final), ele são tantas revistas com diversos atigos sobre as férias/casas/penteados/filhinhos de jogadores e treinadores, ele são contratos e empréstimos sempre com muitos €€€€€€€€€€, enfim, acho que afinal sou eu que no meio disto tudo me perco!

Normalmente, depois de me confessar não-adepta de futebol todos me perguntam: MAS PELO MENOS TENS UM CLUBE; NÃO?!?!
Então novamente me confesso que sou sportinguista devido a abuso de autoridade paternal e acto de coação gravíssimos: "És do sporting (levas um ovo kinder)? Ou és do Benfica (à noite levas com a sopa das couves verdes)?

Mas já fui, em tempos, algumas vezes ao estádio, gostei do ambiente/euforia de massas, algo tipo concerto rock, especialmente naquela meia hora antes de haver porrada nas bancadas (infelizmente das 3 vezes que fui tive a infelicidade de assistir a isto 2 vezes)...

Bom, mas isto tudo para dizer que dentro dos muito poucos jogadores que conheço simpatizo especialmente com o Costa. Ah, e também gosto do Paulo Bento como treinador pela sua preserverança em conservar o penteado que é ridicularizado por todos, é um homem de posição e cabeleireiro fixo!

Ianita disse...

Em guerras de palavras alinho quase sempre, até porque acho que é a única forma de se lutar. Porque nestas guerras ganham os argumentos, ganha a força das palavras e não a força dos punhos que é o mais estúpido acto de barbárie de quem não tem argumentos ou razão. Quando as pessoas são civilizadas, discutem, discutem muito, sem ofensas e sem descer a níveis demeretórios e, no fim, concordam que discordam!
Eu concordo que discordo muitas vezes! Principalmente em questões de coração, como é o futebol, ou de hábitos, como é fumar em locais públicos (e sobre isto já concordei que discordava com a Verónica!).
Não sou fundamentalista em relação a nada, mas confesso que sou uma mulher de paixões e gosto de uma boa discussão.
Quanto ao futebol... É irracional. Não sei explicar. Vejo e reconheço e concordo com todos esses argumentos contra o futebol, mas não consigo desligar. E acreditem que muitas vezes prometi que nunca mais via! Não dá para explicar o inexplicável! :)