sexta-feira, 30 de maio de 2008

A minha Guiné-Bissau...

Tavira
Ourém
Santa Maria
Pocariça
Bissau

O que é que estes lugares têm em comum?! Bobitas!!
Pois é, nesta lista aparece aqui Bissau, assim um pouco deslocado... mas isto de ser pela diversidade é que está a dar.
O que é que une estas Bobitas?! Um blog!!
Pois é exactamente sobre este blog que quero falar: este blog e todos os post nele contidos são baseados em factos absolutamente reais e de extrema importância. E em nome desta verdade venho aqui dar-vos uma pequenina apresentação sobre a "minha" Guiné-Bissau (e provavelmente bater o record do "maior post já postado") para além de vos tentar convencer a visitar-me, também tem outro nobre propósito, ou seja:
Elucidar quem teve o desplante de referir, num certo comentário, que a Guiné-Bissau seria algum sítio alí para os lados de Timor...


GUINÉ-BISSAU

Localização: a Guiné-Bissau é um país localizado na costa ocidental de África, faz fronteira, a norte, com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacry e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. O território está dividido em 9 regiões e a capital do país é Bissau.
História:
foi uma colónia de Portugal, desde o século XV até à sua independência, em 1974.
Superfície:
36.125 km²

População:
1.300.000 habitantes
Etnias:
a população está dividida em cerca de 20 etnias diferentes, sendo as principais:

Balantas (30%) / Fulas (20%) / Manjacos (14%) / Mandingas (13%) / Papéis (7%)

Língua:
a língua oficial é o português, no entanto a língua dominante é o Crioulo seguido das diferentes línguas étnicas.

Religião:
animistas (55%), islamitas (40%) e católicos e outros (5%).

Clima:
tropical húmido, com 2 estações: a seca (Novembro a meados de Maio) e a das chuvas (meados de Maio a fins de Outubro)

Território:
dividido em quatro zonas bem distintas:
Costa Atlântica:
(cerca de 180 km constituída por estuários largos e profundos, de pântanos e florestas tropicais); Arquipélago dos Bijagós: (as cerca de 40 ilhas, das quais apenas 20 são habitáveis, têm pouca elevação, uma vegetação luxuriante e bonitas praias. Em 1996, o arquipélago foi declarado "Reserva da Biosfera" pela UNESCO); Planícies: (situadas ligeiramente acima do nível do mar, cobertas por savanas arbustivas ao norte e uma floresta sub-húmida, quase virgem, ao sul e Colinas e planaltos (ascendem pouco a pouco para os contrafortes das montanhas do Fouta Djalon, sem ultrapassar os 300 metros de altitude).


7 comentários:

Ianita disse...

A Guiné é uma ex-colónia portuguesa e sofre ainda hoje as consequências de uma independência sem regras, sem ponderação... Falhámos. Foi um dos países mais atormentados pela Guerra Colonial. As imagens que divulgaste são mesmo muito bonitas. Dá vontade de visitar. Mas, sabendo da pobreza em que aí se vive, das dificuldades vividas pela população, da tanta ajuda que precisam, em medicamentos e material escolar e em braços e pernas, atarrachados a cabeças iluminadas com peitos com corações bondosos. A minha cabeça não é iluminada o suficiente, nem o meu coração bondoso o suficiente para me meter num avião e ir aí sem ser em férias...
Mas podíamos unir o poder de bobitas e começar uma onda de solidariedade para a Guiné! Tipo mandávamos material escolar e assim... Que tal? A Carla era a nossa intermediária...

Estou de Dieta disse...

Olha, grande ideia :) Gostei!!!!
Quanto à visitinha... primeiro está prometido ir a Santa Maria (Açores, para quem não sabe...) e não deve ser ainda este ano, a não ser que nos dê uma "ravasca" assim pró muito repentina! :)

Riri disse...

Parece k pús o pata na poça...sorry...nunca pensei k ia dar nisto...peço imensas desculpas pela meu comment estúpido e pela minha~ignorãncia...Sem dúvida Africa é um continente fascinante do qual eu até conheço uma pequena parte...acho k confundí com a Papua New Guinea...Sorry mais uma vez.

Teresa disse...

Realmente as fotos são lindas, lembro-me qd foste passar um fim de ano a uma das ilhas dos Bijagós e andavas só a fazer-nos inveja. "Hádes" ter mts amigos, "hádes"!!!!

Rony disse...

Lindo! Está na lista de países que quero visitar. (Desde que o preço das viajens de aviaão baixe!)

Carla disse...

eh!eh! Também não me importava nada de dar um saltinho á Papua Nova Guiné, é o segundo país que eu mais gostava de conhecer!
Obvio que não fiquei nada chateada pela confusão, foi mas é um bom motivo para vos poder mostrar um pouco cá da terra :-)

Bránica, a partir deste mês a Tap vai iniciar mais dois voos por semana, o preço já baixou de mil e tal para setecentos e tal euros, quem sabe daqui a mais um tempinhos...

Toda a gente tá sempre a dizer: "por 400€ vou ao Brasil", mas também para isso podemos ir até VilaMoura e pedir umas caipirinhas a um empregado com sotaque brazuca que deve ser mais ou menos o mesmo...

E Teresa, correndo o risco de "não ter muitos amigos..." as minhas idas para as ilhas das Bijagós não são só no fim de ano :-) Este mês vou ver os hipópotamos!!
Uma das coisas mais giras das ilhas é a altura da desova das tartarugas, é numa ilhazinha pequenina chamada Poilão, não habitada, e é o 3º maior sítio de desova a nível mundial, sei que não devemos interferir com a mãe natureza, mas o ano passado não resisti e numa madrugada estivemos a fazer de "guarda" das tartaruguinhas a enxutar as gaivotas! LINDO...

Teresa disse...

Sua nogenta!!! Bem, tás perdoada pq andaste a enxotar gaivotas e isso só te fica bem...