sábado, 10 de maio de 2008

A força das vozes de África


Salif Keita nasceu no Mali, por ser albino desde cedo sofreu com a rejeição por parte da família e da sua comunidade tendo mesmo sido expulso da escola quando criança. Á semelhança de outras culturas africanas, no Mali nascer albino é sinal de má sorte.
Salif contra a vontade da família e lutando contra a discriminação torna-se cantor sendo actualmente reconhecido internacionalmente como THE GOLDEN VOICE OF ÁFRICA.
Nomeado pela UN para embaixador para a música, cria em Bamako, capital do Mali um clube para promover artistas africanos.
Com o nascimento da sua filha albina e com a morte do irmão, também este albino, devido a um cancro de pele funda THE SALIF KEITA GLOBAL FOUNDATION para apoiar albinos em África e resto do mundo.

Com um estilo inconfundível junta nas suas músicas uma babilónia de vozes, culturas, cores, sonoridades, línguas, sentimentos...
Deste jogo nasce uma das suas mais belas músicas: YAMORE.

Para partilhar convosco um pouco desta minha África, quente, negra, sobrevivente e acima de tudo profunda, tão profunda como estas vozes...

Sem comentários: